Sobre Capoeira Maculelê

A Associação Cultural de Capoeira Maculelê, antigo Grupo de Capoeira Conceição da Praia, foi fundada em Londrina (PR), no dia 05 de novembro de 1991, pelo Mestre Fran. Como padrinhos estavam pessoas de alta expressão no âmbito da capoeiragem, como Mestre Leopoldina e Dona Nice, companheira de Mestre Pastinha por várias décadas. Desde então a Associação, que é mais conhecida como Grupo Maculelê, vem realizando vários shows culturais e importantes trabalhos na área social, como o que visa tirar os menores da rua, ensinado-lhes o exercício da cidadania, liberdade e responsabilidade. Esse trabalho é desenvolvido em diversos bairros da cidade, que não tem apoio algum por parte das autoridades de Londrina.

Nossa Filosofia

A filosofia do Grupo Maculelê se baseia na valorização do ser humano em todas as suas dimensões, seja no aspecto físico, moral ou espiritual. Na prática o trabalho desenvolvido procura atingir vários objetivos, entre os quais:

  • Despertar o talento que existe em cada um, buscando nas pessoas aquilo que elas têm de melhor;
  • Elevar o nível de consciência crítica dos alunos quanto ás questões sociais, tais como violência e drogas, entre outras;
  • Incentivar a prática da capoeira como arte, luta, e mieo de integração social, cultural e esportiva;
  • Incentivar e preparar os alunos para a profissionalização, com a finalidade de ter, no futuro, excelentes professores de Capoeira, arte que representa um dos maiores legados da Cultura Afro-brasileira.